Browse By

MP do Amazonas investiga possível irregularidades na compra de respiradores

MP do Amazonas investiga possível irregularidades na compra de respiradores.

Na quarta-feira (10) a operação APINÉIA do Ministério Público que significa falta de ar, cumpriu 14 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos estão empresários, ex-secretários de saúde do Amazonas, e também essa operação foi cumprida na sede da SUSAM ( Secretaria de Saúde do Amazonas).

Segundo o Ministério Público as investigações apontam para que a contratação foi direcionada para que determinada empresa fosse escolhida para fornecer 28 respiradores. E esse fornecimento segundo o Ministério Público, apresenta fortes evidências de superfaturamento.

Os crimes investigados são inobservância de formalidades essenciais para a dispensa de licitação, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Em Abril deste ano o Ministério Público de Contas abriu uma investigação sobre a compra de 28 respiradores no valor de 900 mil reais, ou seja, cada um teria custado em torno de 100 mil reais.

Essa compra teria sido feita justamente no período em que havia sido feita um troca de secretários, da Secretaria de Saúde do Amazonas. E também quando o Amazonas tinha a mais alta taxa de incidência de coronavírus no país.

A atual secretária de saúde Simone Papais negou que tenha tido superfaturamento nessa compra de respiradores, o que ocorreu segundo ela foi um desequilíbrio no mercado, ou seja, que a pandemia elevou os preços. Ela garantiu ainda que a empresa fornecedora dos equipamentos, é sim habilitada. Embora tenha o mesmo CNPJ de uma loja de vinhos de Manaus (AM).

Veja acima a reportagem do Jornal da Manhã.

Visite nossa pagina TV Bolsonaro Presidente no Facebook e faça parte da nossa comunidade

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

MP do Amazonas investiga possível irregularidades na compra de respiradores

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…