Browse By

Governo diz que validade dos testes estocados poderá ser estendido

Governo diz que validade dos testes estocados poderá ser estendido e eles poderão ser usados por até doze meses ao invés de oito.

O Ministério da Saúde informou nesta última quarta-feira (25/11) que o prazo do vencimento dos testes de COVID-19 estocados em Guarulhos, na Grande São Paulo, poderá ser estendido.

O anúncio foi feito pelo secretário de vigilância da pasta, Arnaldo Correia de Medeiros durante audiência na comissão da Câmara dos Deputados que acompanhava ações de enfrentamento à doença.

Medeiros afirmou que inicialmente a validade informada pelo fabricante é de 8 meses, porém, no dia 3 de novembro, o Ministério da Saúde enviou um ofício à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) questionando a possibilidade de extensão do caso.

Segundo o secretário, a resposta da OPAS chegou nesta quarta-feira (25/11) e o documento da Organização indica que os teste podem ser usados por até doze meses.

“E hoje nós recebemos portanto o reporte, o resultado dos estudos de validade estendida, e que a empresa está entrando junto à Anvisa para pedir essa validade estendida, e que na conclusão que está em inglês, está estendida de pelo menos 12 meses” afirmou Arnaldo Medeiros.

O secretário ainda disse que o governo já acompanhava a questão e por isso enviou o ofício no início do mês.

Portanto, a questão foi acompanhada antes do caso ser revelado em reportagem do Estado de São Paulo no último domingo.

Governo diz que validade dos testes estocados poderá ser estendido

Apesar da manifestação favorável por parte da Opas, a extensão da validade ainda precisa de autorização por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A representante da Anvisa na audiência, Cristiane Jourdan Gomes, disse que o pedido ainda não foi realizado, mas será avaliado rapidamente.

Ela afirma que ainda não foi recebida a solicitação do Ministério da Saúde para a avaliação. Mas tão logo o pedido chegue à Vigilância Sanitária, ele será encaminhado com urgência para ser avaliado se há ou não a possibilidade de extensão dos prazos de validade dos testes.

“É importante registrar aqui que até o momento nós não recebemos a referida solicitação do Ministério da Saúde para tal avaliação. Tão logo esse pedido chegue à Anvisa, será encaminhado com a máxima urgência para o grupo técnico competente, com os dados e informações apresentados pelo Ministério da Saúde, de modo que esse grupo técnico possa avaliar a possibilidade ou não de extensão do prazos de validade desses testes diagnósticos para COVID-19” afirmou Cristiane Jourdan Gomes.

Também presente à audiência, o consultor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Leonardo Vilela, afirmou que o estoque atual de testes à disposição dos estados é suficiente para três semanas.

Ele afirma que pode ocorrer o risco de falta de itens usados na coleta de material genético dos pacientes.

Vilela afirma que há 10 vezes mais insumos de amplificação do que de distração, e diz que a possibilidade de faltar insumos no mercado internacional é muito grande.

“Nós temos aí 10 vezes mais insumos de amplificação do que distração, e não adianta nada, porque se não houver insumos para extração do material genético, o exame não será realizado portanto, a possibilidade de faltar insumos no mercado internacional, é muito grande” concluiu Leonardo Vilela.

Segundo o Ministério da Saúde, o estoque em Guarulhos tem 7 milhões de testes.

Confira o vídeo na íntegra!

Visite nossa pagina TV Bolsonaro Presidente no Facebook e faça parte da nossa comunidade!

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…