Browse By

Projeção é de que não haja atraso na apuração dos votos no 2º turno, diz juiz

Projeção é de que não haja atraso na apuração dos votos no 2º turno, diz juiz, desembargador afirma que medidas necessárias serão tomadas para que o supercomputador que apura a eleição esteja em condições de funcionamento.

O Canal Jovem Pan News nesta terça-feira (17/11) entrevistou o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Ele falou sobre a falha no supercomputador que apurava as eleições no último domingo, causando um atraso de 3 horas na totalização dos votos.

Segundo Waldir, a projeção dele é que não se tenha esse mesmo congestionamento no segundo turno das eleições, marcado para o próximo dia 29 de novembro (domingo).

Ainda segundo o desembargador, o supercomputador foi entregue somente num curto prazo em razão da pandemia, um tempo insuficiente para que fossem feitos testes.

Segundo ele, a inteligência artificial do computador demorou para assimilar os procedimentos e o volume de dados que estavam chegando. Ainda segundo Waldir Sebastião, serão tomadas as medidas necessárias para que o supercomputador esteja em funcionamento.

O desembargador afirma que houve um relatório técnico da Polícia Federal que chegou a conclusão de que se o TRE tivesse a centralização em Brasília, ficaria muito mais fácil proteger esse ponto de maneira segura, do que 26 pontos em todo o país. Porém, isso demandava um computador que fizesse toda a totalização sozinho.

O que houve na realidade foi a dificuldade do supercomputador de processar o volume grande de dados na velocidade que chegava, de fazer a totalização.

Ele diz que o funcionamento isolado da urna é a garantia de uma maior segurança nas eleições.

Waldir conclui dizendo que as milícias que tentaram entrar no site do TSE procuravam conseguir elementos do banco de dados dos eleitores, inclusive descobriu dados administrativos do Tribunal.

Ele ainda afirma que o sistema de apuração não trabalha online, por isso ficou isento aos ataques doss hackers.

Confira o vídeo na íntegra!

Visite nossa pagina TV Bolsonaro Presidente no Facebook e faça parte da nossa comunidade!

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

Projeção é de que não haja atraso na apuração dos votos no 2º turno, diz juiz