Browse By

STF abre inquérito contra Abraham Weintraub

STF abre inquérito contra Abraham Weintraub, após comentário sobre chineses.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, autorizou nesta terça-feira (28), a abertura de inquérito contra o Ministro da Educação (MEC), para apurar suposto crime de racismo, após brincadeira nas redes sociais.

Na ocasião, Weintraub, questionou em seu Twitter, sobre quem poderia sair fortalecido geopoliticamente da crise causada pela pandemia mundial do coronavírus (COVID-19), no texto, o ministro usou um trocadilho, trocando o r por l, em referência ao personagem cebolinha e ao erro de português dos chineses ao falar o idioma. O post foi apagado em seguida.

O fato causou reação do embaixador Chinês Wanming Yang, que divulgou nota de repúdio a fala de Weintraub, que classificou o ato como racismo contra os chineses.

A abertura do inquérito havia sido solicitada pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, devido a publicação do ministro da Educação. Celso de Mello retirou o sigilo do caso e deu 90 dias para a conclusão da investigação.

Agora, Abraham Weintraub deve ser ouvido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou violação do artigo 20 da lei que define os crimes por discriminação ou preconceito da raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Conheça os Melhores Cartões em Cartões Caixa

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

STF abre inquérito contra Abraham Weintraub

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…