Browse By

Meirelles pede pra ‘imprimir dinheiro’ contra COVID-19 e não trará nenhum risco de inflação

Meirelles pede pra ‘imprimir dinheiro’ contra COVID-19 e não trará nenhum risco de inflação.

O ex-presidenciável Henrique Meirelles, que acabou perdendo as eleições para o Presidente Jair Messias Bolsonaro, e virando o atual Secretário da Fazenda e Planejamento de João Doria.

Apesar de ter conhecimento econômico, o secretário da Fazenda e Planejamento do governo de São Paulo, afirmou que para enfrentar a crise causada pelo coronavírus, poderiam imprimir dinheiro, sem gerar nenhum tipo de inflação.

Apesar de ter acontecido isso na última crise, com os Estados Unidos, só aconteceu lá, pois todas as moedas do mundo são lastreadas em dólar, que são lastreados em petróleo.

Em entrevista ao jornal BBC News Brasil, Meirelles afirmou que é o momento exato para que o governo federal aumente grandemente as despesas para conter os impactos da crise do coronavírus que está destruindo tanto a economia, como a saúde do país.

Em suas palavras, Henrique Meirelles afirmou em relação a crise do coronavírus e sobre a inflação gerada pelos gastos e impressão de dinheiro:

“O Banco Central tem grande espaço de expandir a base monetária, ou seja, imprimir dinheiro, na linguagem mais popular, e, com isso, recompor a economia. Não há risco nenhum de inflação nessa situação”

“Olha, dos males o menor. Qual é a alternativa (ao aumento de dívida)? A alternativa é um colapso econômico”

“É uma despesa que tem começo, meio e fim”, diz ainda, em referência aos gastos emergenciais contra a atual crise. “Acabou a pandemia, acabou isso, nós voltamos à normalidade, pode voltar à austeridade fiscal”

E finalizou dizendo:

“Não há dúvida. Evidentemente que a expressão “imprimir dinheiro” muitas vezes é uma expressão forte que pode preocupar as pessoas. Existem maneiras mais técnicas de dizer isso: “expandir ou recompor a base monetária”. Não é exatamente (imprimir) dinheiro no sentido de dinheiro físico. Ele expande a moeda porque a expansão se dá principalmente em contas correntes, das empresas, dos bancos, é distribuído isso (por meio das contas bancárias). Então, é na realidade uma expansão contábil.”

Meirelles pede pra ‘imprimir dinheiro’ contra COVID-19 e não trará nenhum risco de inflação

Conheça os Melhores Cartões em Cartões Caixa

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…