Governo Federal irá lançar “Programa Metano Zero”, que transforma metano em biocombustível

Governo Federal irá lançar “Programa Metano Zero”, que transforma metano em biocombustível.

Em 30 dias, o governo federal irá lançar o Programa Metano Zero, que vai estimular a transformação do gás de efeito estufa e biocombustível, com auxílio financeiro de bancos públicos. O ministro do meio-ambiente, Joaquim Leite, foi quem anunciou a informação, durante uma entrevista concedida à Rádio Nacional, na manhã desta quarta-feira (09/02/2022).

“O governo federal regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos em janeiro. E, agora, estamos preparando o programa de metano. O Brasil tem potencial de geração de biometano, que vem dos resíduos urbanos [aterros sanitários] e rurais, especialmente de aves, suínos, açúcar e álcool“, disse Leite no programa Repórter Nacional.

De acordo com Joaquim Leite, o biocombustível pode substituir o diesel de máquinas pesadas da produção agrícola. “Nós temos um pré-sal rural, com volume de geração de biometano nas propriedades rurais e nos aterros sanitários“.

Governo Federal irá lançar “Programa Metano Zero”, que transforma metano em biocombustível

Joaquim Leite também afirmou que o governo e o Congresso Nacional vão criar o arcabouço legal e organizar o mercado de carbono no Brasil, com exportação de créditos. No mercado de crédito de carbono regulado, o Brasil poderá reduzir a emissão do gás, com certificação, e exportar o crédito para países que não tenham alcançado a meta.

Além disso, o ministro do Meio Ambiente também citou como exemplo as fontes de energia renovável e a proteção e recuperação de florestas nativas. Na COP26, o ministro anunciou uma nova meta de redução de emissões de gases do efeito estufa “passando de 43% para 50% até 2030, e de neutralidade de carbono até 2050, que será formalizada durante a COP26“.

Continue acompanhando aqui e em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia-a-dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver às Notícias do dia a dia!

Visite a TV Bolsonaro Presidente nossa página no Facebook e faça parte da nossa comunidade.

Governo Federal irá lançar "Programa Metano Zero", que transforma metano em biocombustível
Governo Federal irá lançar “Programa Metano Zero”, que transforma metano em biocombustível