Browse By

Gilmar volta atrás em crítica a militares e diz que respeita Forças Armadas

Gilmar volta atrás em crítica a militares e diz que respeita Forças Armadas.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, voltou atrás em suas críticas aos militares, e agora somente disse que suas críticas é ao “emprego de militares na saúde”, e não aos militares em si, mas a polêmica acabou ficando, e diversas respostas de autoridades já foram emitidas contra o comentário autoritário do ministro contra os militares.

A polêmica, se fez após o ministro associar os militares a um genocídio, por conta das milhares de mortes que o coronavírus acabou causando com a gestão do atual ministro da saúde, que atualmente é militar, o General Eduardo Pazzuelo.

Tentando se defender o ministro disse:

“Nenhum analista atento da situação atual do Brasil teria como deixar de se preocupar com o rumo das nossas políticas públicas de saúde. Estamos vivendo uma crise aguda no número de mortes pela Covid-19, que já somam mais de 72 mil. Em um contexto como esse, a substituição de técnicos por militares nos postos-chave do Ministério da Saúde deixa de ser um apelo à excepcionalidade e extrapola a missão institucional das Forças Armadas”.

Continuando ele ainda disse:

“O ministro [Luiz Henrique] Mandetta [ex-ministro da Saúde] inclusive usou uma expressão dizendo que se o general que lá está e que é especializado em logística talvez fosse mais especializado em balística, tendo em vista o número de mortes que ele conseguiu. Portanto, foi nesse contexto que essa conversa se desenvolveu e de que havia vários problemas para essa questão”.

Concluindo o Ministro do STF disse sobre o assunto e finalizou:

“Se o intuito, e coloquei na condicional, se o intuito é neutralizar o Ministério da Saúde para responsabilizar o Supremo por aquela decisão, que foi o que o presidente sempre fala, a respeito do fortalecimento dos estados. O Supremo na verdade não diz que os estados são responsáveis pela saúde. Disse apenas que isso era uma competência compartilhada. Mas o presidente esquece essa parte e diz sempre que a responsabilidade seria do Supremo e dos estados. Se de fato se quer mostrar isso do ponto de vista político, isso é um problema e isso acaba sendo um ônus para as Forças Armadas, para o Exército que eles estão lá inclusive na condição de oficiais da ativa. Foi só isso que eu disse.”

Visite nossa pagina TV Bolsonaro Presidente no Facebook e faça parte da nossa comunidade!

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

Gilmar volta atrás em crítica a militares e diz que respeita Forças Armadas

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…