Caso Daniel Silveira: Lira recorre ao STF para Câmara decidir sobre cassação – VEJA O VÍDEO!!!

Caso Daniel Silveira: Lira recorre ao STF para Câmara decidir sobre cassação

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), recorreu ao STF (Suprem Tribunal Federal), na quarta-feira (20/04/2022), para que o Poder Legislativo tenha a palavra final em casos de cassação de parlamentares em julgamentos da Corte.

A medida foi tomada no mesmo momento em que o tribunal condenava o deputado federal, Daniel Silveira (PTB) por criticar os ministros da Suprema Corte.

No entanto, Lira não citou o caso de Silveira, mas protocolou o recurso em uma ação de 2018 que trata do tema enquanto o julgamento do deputado se desenrolava, às 18h15. Procurado pela reportagem, Lira não se manifestou.

A perda de mandato de parlamentar por ordem do STF é controversa e virou um embate entre congressistas e ministros da Corte nos últimos anos.

Lira afirmou no recurso que, “diante das condenações penais transitadas em julgado, compete às Casas do Congresso Nacional decidir pela perda do mandato eletivo”.

“A ação não possui como objeto simplesmente reverter a perda do mandato do ex-deputado federal Paulo Fernando Feijó, mas sim impedir que prerrogativas constitucionais da Câmara dos Deputados sejam subtraídas”, disse recurso de Lira.

Sob seu ponto de vista, o STF estaria violando a separação entre os Poderes, ao determinar que ao Congresso cabe apenas uma “mera declaração” da Mesa Diretora, em ato de formalidade, sem necessidade de votação em plenário. É o que congressistas apelidaram de perda “automática” do mandato, quando o condenado não tem mais chances de recorrer.

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver às Notícias do dia a dia!

Visite a TV Bolsonaro Presidente nossa página no Facebook e faça parte da nossa comunidade.

Caso Daniel Silveira: Lira recorre ao STF para Câmara decidir sobre cassação