Browse By

Adiamento das eleições é discutido por Barroso que se reúne com Maia e Alcolumbre

Adiamento das eleições é discutido por Barroso que se reúne com Maia e Alcolumbre a portas fechadas

Na reunião a portas fechadas, Barroso afirmou que conversou com epidemiologistas, infectologistas, sanitarista, um físico especializado em estatística de pandemia e um biólogo e que há um consenso sobre a necessidade de adiar a data das eleições

Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recomendou aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que as eleições municipais ocorram entre o fim de novembro e início de dezembro.

Foi deixado claro pelo ministro que trata-se de uma decisão política. O magistrado reuni-se com Rodrigo Maia e Alcolumbre, além do vice-presidente da Corte, Luiz Edson Fachin, na tarde de hoje, segunda-feira (8/6), a pauta em discussão foi sobre o pleito.

A portas fechadas, o ministro afirma que em conversa com epidemiologistas, infectologistas, sanitarista, um físico especializado em estatística de pandemia e um biólogo e que há um consenso sobre a necessidade de adiar a data das eleições.

Já vem sendo discutido

O deputado federal Léo Moraes (RO), líder do Podemos na Câmara, protocolou um pedido afim de criar uma comissão para debater adiamento das eleições municipais de outubro.

O parlamentar é autor de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) com essa finalidade, já que a data de 1o de outubro para as eleições é uma previsão constitucional.

“Estamos a 150 dias das eleições e o Congresso reluta em aceitar esse debate”, disse o parlamentar à época. Anteriormente, Rodrigo maia havia se mostrado avesso ao tema, e chegou a lembrar que a última vez que ocorreram adiamentos eleitorais foi durante a ditadura militar, que começou em 1964 e terminou em 1988.”

“Mas também já disse que qualquer decisão nesse sentido seria tomada com base na ciência e respeitando vidas.”

Pauta

Barroso também já tinha recomendado à Câmara que desse início a um debate sobre a data das eleições municipais. Assim como o líder do Podemos, o ministro do Supremo Tribunal Federal sugeriu o primeiro fim de semana de dezembro como data limite.

“Todos os especialistas têm posição de consenso de que vale a pena adiar por algumas semanas, mas não deixar para ano que vem (2021) porque não muda muito do ponto de vista sanitário. Eles acham que agosto, setembro, a curva pode ser descendente. Endossaríamos, portanto, a ideia de adiar por algumas semanas”, exclamou.

Está na pauta do TSE fazer mais uma reunião com especialistas para a próxima semana, com a participação de Maia e Alcolumbre.

As duas casas legislativas vão iniciar os debates após esse segundo encontro. Existem outras datas relacionadas às eleições municipais que precisarão de reajuste, como a convenção partidária e a campanha eleitoral.

Vale lembrar que haverá a extensão do horário de votação.
O ministro Barroso sugeriu a ampliação para 12 horas, com campanhas educativas para que os colégios eleitorais recebam eleitores de faixas etárias diferentes em diferentes horários.

Barroso pediu a Maia e Alcolumbre que mobilizem parlamentares para possibilitar a doação de máscaras e álcool gel para mesários e eleitores.

Até hoje, segunda-feira (8/6), a Caixa Econômica ainda não havia divulgado o calendário para o saque em espécie. Entretanto ele será escalonado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e deve ser apresentado pelo banco nos próximos dias.

*Com colaboração de conteúdo do Correio Braziliense

Visite nossa pagina TV Bolsonaro Presidente no Facebook e faça parte da nossa comunidade

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

Adiamento das eleições é discutido por Barroso que se reúne com Maia e Alcolumbre

(foto: Abdias Pinheiro/ASCOM/TSE)

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…