Browse By

Mais de 11 milhões de eleitores não foram às urnas no segundo turno

Mais de 11 milhões de eleitores não foram às urnas no segundo turno, presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, afirma que o Brasil ter realizado eleições na pandemia “é um grande feito”.

O Brasil registrou neste segundo turno das eleições municipais, realizadas neste domingo (29/11) o maior índice de abstenção da história, com 29.4% dos eleitores não indo votar, o equivalente à 11 milhões de pessoas.

O índice foi maior do que o do primeiro turno, quando 23% dos eleitores não foram às urnas, e também está acima do registrado em eleições anteriores.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, afirmou que a taxa de abstenção ficou acima do desejável, mas não chegou à ser uma surpresa, devido à atual pandemia da COVID-19.

“Eu acho que se nós considerarmos que conseguimos realizar uma eleição numa pandemia, com mais de 70% de comparecimento, eu olharia para o copo meio cheio, e não para o copo meio vazio, eu acho que foi uma grande realização” afirmou Luis Roberto Barroso.

Barroso comemorou o fato de no segundo turno não ter havido atraso na apuração e na divulgação dos resultados das urnas.

Às 21h11 (horário de Brasília) 100% das urnas do país haviam sido apuradas.

Também apontado como um problema no primeiro turno, o aplicativo E-Título, utilizado para justificar a ausência na votação, também funcionou sem maiores problemas, de acordo com o TSE.

Mais de 11 milhões de eleitores não foram às urnas no segundo turno

Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o maior desafio daqui pra frente é conter os ataques cibernéticos.

“Não detecto nenhum problema grave que tenha ocorrido nestas Eleições, mas os ataques são um problema e eles vão se tornando mais sofisticados, mais poderosos, e acho que sim, nós temos que pensar em modelos mais avançados de defesa do sistema, acho que essa seria a maior preocupação” afirmou Barroso.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, nenhuma tentativa bem-sucedida de ataques ao sistema foi flagrada neste segundo turno. De acordo com Barroso, os ataques realizados no primeiro turno não prejudicaram a credibilidade do processo eleitoral e não interferiram na contagem de votos.

Confira o vídeo na íntegra!

Visite nossa pagina TV Bolsonaro Presidente no Facebook e faça parte da nossa comunidade.

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

Mais de 11 milhões de eleitores não compareceram às urnas neste segundo turno

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…