Browse By

Após invasões de hackers, ministro Luiz Fux cobra segurança digital

Após invasões de hackers, ministro Luiz Fux cobra aprimoramento da segurança digital, afirmação acontece após invasão hacker ao TSE e STJ.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira (18/11) que a justiça não pode fechar os olhos para as inovações tecnológicas.

Fux admitiu que é necessário cuidado ao implementar mudanças nos tribunais. O ministro lembrou os problemas recentes enfrentados pelo STF e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e defendeu uma ação conjunta para garantir uma maior segurança à justiça brasileira.

Segundo o presidente do Supremo, não podemos desconhecer os eventos que ocorreram no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que ficou uma semana parado, e no TSE, que também notificou problemas na apuação do primeiro turno das eleições realizadas no último domingo (15/11).

“Não podemos desconhecer uma realidade presente, que foram os eventos que ocorreram no Superior Tribunal de Justiça que ficou praticamente uma semana parado, e o Tribunal Superior Eleitoral que também noticiou problemas na apuração das eleições em decorrência de incidentes relativos à área digital que nós precisamos nos aprimorar” afirmou Luis Fux.

Os dois casos foram diferentes, mas segundo Fux, mostram que é preciso que a justiça esteja mais preparada para tais ataques.

Após invasões de hackers, ministro Luiz Fux cobra segurança digital

No caso do STJ, um hacker teve acesso ao banco de dados do Tribunal, vazando informações e processos da Corte.

No TSE, houve uma tentativa de derrubada do site no dia das eleições, porém o que mais causou problemas foi um atraso no supercomputador que totalizava os votos apurados.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Roberto Barroso, se desculpou pelo ocorrido e garantiu que não houve erro, mas somente um atraso na totalização dos votos.

Os problemas reforçaram questionamento quanto à segurança do voto eletrônico. O ministro Luiz Fux que esse é o preço que se paga pela inovação tecnológica.

Segundo Fux, a Justiça precisa se aprimorar na área da tecnologia, pelo fato de estar sendo lançado o programa Justiça 100% Digital, que executará atos processuais por meios eletrônicos.

“Os avanços tem seus preços, e verificamos que precisamos nos aprimorar nessa área da tecnologia, principalmente porque estamos lançando através do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) o programa Justiça 100% Digital” completou Luiz Fux.

O CNJ está trabalhando para apresentar propostas para o Poder Judiciário que garantam uma maior segurança digital. Um grupo de especialistas se reuniu nesta-quarta feira (18/11) para o plano de ações.

Confira o vídeo na íntegra!

Visite nossa pagina TV Bolsonaro Presidente no Facebook e faça parte da nossa comunidade!

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…