Browse By

Presidente Bolsonaro participa de XII Cúpula de Líderes do BRICS

Presidente Bolsonaro participa de XII Cúpula de Líderes do BRICS, por conta da pandemia deste ano, reuniões serão realizadas virtualmente.

Líderes do Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul, países que representam 23% do PIB global e 18% do comércio internacional se reúnem hoje na décima segunda edição da cúpula do BRICS, na qual os chefes de estado desses países se reúnem para discutir a cooperação econômica, política e militar.

Pela primeira vez, por conta da atual pandemia de COVID-19, a reunião ocorrerá virtualmente. Geralmente todas as reuniões anteriores foram presenciais inclusive o Brasil sediou a última cúpula no ano passado em Brasília.

Os líderes dos referidos países devem discursar sobre a cooperação nestes tempos difíceis que estamos vivendo. A Rússia deve destacar seu trabalho em 2019, quando esteve na liderança do BRICS.

Os destaques do debate são o combate à COVID-19 e também agronegócio e as relações comerciais. E também, um assunto a ser discutido deve ser como a ciência e a tecnologia podem ajudar o mundo neste momento de crise.

O encontro começa com a presença desses líderes inclusive do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido).

Os lemas do encontro serão a estabilidade global, segurança comum e crescimento da inovação.

O BRICS passou por algumas transformações. Tendo foco político e estratégico no seu início, agora o grupo de países tem um foco econômico e comercial.

Segundo Ricardo Caldas, cientista político e professor da UnB, o Brasil está revendo a visão anterior e ultrapassada de foco político e está com uma visão mais moderna voltada para a economia.

“Certamente o Brasil está revendo esta visão anterior que já está ultrapassada e adotando uma visão mais moderna, voltada para a economia, negócios, investimentos e tecnologias” afirmou Ricardo Caldas.

Em 2020 o combate à COVID-19 ocupa um lugar de destaque na reunião do BRICS, especialmente nas reuniões ministeriais de ciência e tecnologia. A cooperação para o desenvolvimento de vacinas e a transferência de tecnologia foram os principais temas tratados entre os integrantes do bloco.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, enfatizou a criação do grupo Redevirus MCTI, que deu as diretrizes e as prioridades no combate à COVID-19.

“Fiz questão de enfatizar a criação do grupo Redevirus MCTI, que é um grupo que foi formado em Fevereiro, juntando especialistas no setor, cientistas e pesquisadores, e eles nos deram as diretrizes e prioridades para que o Ministério combatesse o Covid com a ciência, que é a única arma capaz de vencer o vírus” concluiu Marcos Pontes.

Confira o vídeo na íntegra!

Visite nossa pagina TV Bolsonaro Presidente no Facebook e faça parte da nossa comunidade!

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…