Browse By

Após protestos, Amapá entra no nono dia sem luz

Após protestos, Amapá entra no nono dia sem luz; milhares de moradores reclamam que rodízio não está sendo feito como deveria.

Há mais de uma semana os moradores de 13 cidades do estado do Amapá, no extremo norte do país, estão sem luz, desde que um raio caiu numa subestação de energia na capital Macapá ocasionando um incêndio na última terça-feira (03/11).

A população na última terça-feira (10/11) fez protestos nas ruas contra o racionamento e o rodízio de energia feito pelo governo.

Durante as manifestações um garoto de 13 anos ficou ferido no olho durante um confronto com os policiais e corre o risco de perder a visão.

O apagão já entra no nono dia e o estado desde a semana passada decretou situação de calamidade pública.

A população tem sofrido as consequências do blackout, não há abastecimento de combustível, água e alimentos. Os supermercados estão superfaturando os preços das mercadorias, por exemplo, um pacote de velas com 6 unidades está custando quase R$ 16.00.

Não há paz nem tranquilidade desde que a crise começou, um verdadeiro caos na vida de 800.000 pessoas afetadas pela crise energética.

A Justiça Federal do Estado do Amapá acatou uma ação coletiva que pede o afstamento da cúpula da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e solicita que todos os contratos firmados pelo Sistema Energético do Amapá sejam revisados.

O objetivo da ação é saber se de fato, havia algum indício de que, caso ocorresse algum incidente, poderia haver um plano B, o que não há na prática.

A ação pede que a cúpula da Aneel, que é responsável pela fiscalização do setor energético em todo o país, seja afastada para que possa haver uma varredura nos contratos e descobrir se eles realmente faziam essas fiscalização nas ações do setor energético no Amapá.

Os sistemas energéticos do Amapá, Amazonas e Roraima tem subestações e não são interligadas ao Sistema Nacional de Energia, sendo assim, é necessário um plano B caso ocorram acidentes.

O governo federal liberou R$ 21 milhões de reais para aluguel de geradores de energia para as cidades afetadas e também para a compra de combustíveis que alimentem os geradores.

O vice-presidente da República General Hamilton Mourão (PRTB) chegou a dizer que esse é um prazo de restabelecimento razoável, pois a manutenção da energia é um trabalho complexo e que exige tempo.

O sistema de energia atingido pelo incêndio já está sendo montado aos poucos pelo governo federal porém, o governo estima que a energia seja restabelecida completamente apenas no final de semana.

Confira o vídeo na íntegra!

Visite nossa pagina TV Bolsonaro Presidente no Facebook e faça parte da nossa comunidade!

Volte à Pagina Inicial do Nosso Site Para Ver as Notícias do Dia!

Após protestos, Amapá entra no nono dia sem luz

O blackout começou depois que um raio caiu numa subestação de energia de Macapá, no Amapá, causando um incêndio

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…