Browse By

Michel Temer diz que fez governo semiparlamentarista




 

Durante entrevista ao programa Poder em Foco, no SBT, O presidente, Michel Temer (MDB), classificou o seu governo como semiparlamentarista.

“Eu fiz um governo semiparlamentarista e trouxe o Congresso para governar comigo, algo que no passado não acontecia” disse.

Há um ano, circulou pela Câmara e pelo Senado uma PEC (Proposta de Emenda á Constituição) de implantação do regime parlamentarista, sem ser levada a votação no plenário.

De acordo com essa versão, os poderes do congresso seriam ampliados, embora o presidente continuasse sendo forte, com prerrogativa de propor leis extraordinárias e complementares.

Além disso, o modelo sugerido estabelecia um contrato de coalizão, com força de lei, assinado por partidos que dão suporte ao presidente da República.

De acordo com a ironia da expressão do presidente Michel Temer, o “toma lá da cá” não existe, e foi apenas uma história criada.

“Não tem nada de toma lá da cá. Essa história foi criada. As pessoas não percebem que as emendas [parlamentares] são impositivas [ou seja, são obrigatórias, não cabendo negociação posterior]” afirmou Temer.

No entanto, o Presidente Michel Temer  preferiu não seguir a diante na explicação sobre o funcionamento dessas emendas.




Visite Nosso Canal “WOL Notícias – World OnLine” No Youtube

Michel Temer diz que fez governo semiparlamentarista
Michel Temer diz que fez governo semiparlamentarista